Evoluir a educação para criar o futuro


Como educador, acredito que seja qual for o conteúdo a ser apresentado, a sala de aula é um ambiente de experiências e a desculpa propícia para passar valores adiante. O professor, como designer e curador da trilha de aprendizagem, será sempre protagonista junto ao aluno num processo ao qual, cada vez mais, a tecnologia deve fazer parte como ferramenta de acesso e diálogo em prol do conhecimento.

Formação de Professores

Oito em cada dez professores deram suas primeiras aulas da vida na Digital House. É assim porque o propósito da escola é levar o aluno à vivência do mercado digital; contando com profissionais da área para transferir conhecimento.

O grande desafio é oferecer condições para que o professor amadureça mais rápido, mantendo um descolamento do jeito acadêmico e teórico que não fazem parte do nosso DNA, mas oferecendo ferramentas e condições para que o novo professor consiga dividir sua experiência prática de forma interessante e consistente.

Na DH Brasil, lidero a Pedagogia com essa missão: treinar os professores, dando apoio na relação com o aluno, propondo práticas inovadoras de aprendizagem, metodologias ativas e melhoria contínua no desenho das aulas e dos cursos para o Brasil e América Latina. Atuo diretamente no elo entre os professores e a experiência de aprendizagem, propondo estratégias que foquem no aluno e fortaleçam o time.

Publicitário por formação, desde as primeiras aulas como professor de Design Gráfico, coloco o aluno no centro da jornada de aprendizagem; algo que gosto de me referir como "people driven learning", mas que tem algo de "human centered design". No distinto ano de 2020, me formei em UX, o que me permite analisar a aprendizagem da perspectiva do aluno, cenários e integrando a tecnologia.

A internet e a cultura digital nos tornam capazes de trazer o conceito da aprendizagem orientada às pessoas de volta ao jogo. Pessoas aprendem de forma particular e tem contextos e objetivos especiais. Assim, a experiência de aprendizagem deve ser diversificada, pautada pela personalização, aproveitamento de dados, customização da oferta de conteúdo e desmistificação do erro.

Por isso, na DH e ao longo da minha carreira como empreendedor, professor de Design e coordenador Acadêmico; meu foco é transformar a educação através de experiências de aprendizagem que unam tecnologia, design e pessoas; onde o digital se mistura ao mundo físico com naturalidade; e a ciência por trás da aprendizagem faz sentido.

- Líder de Pedagogia na Digital House Brasil
- Coordenador Acadêmico na Happy Code
- Professor de Design Gráfico na Redzero/Full Sail
- Empreendedor e Diretor de Arte na JAM Propaganda
- Co-responsável pela transição das aulas presenciais para remotas na Digital House
- Idealizador e facilitador do módulo de Pedagogia do programa Train the Trainers Petrobras - 2020
- UX Designer e Especialista em Tecnologia na Educação 

Aprendizagem
LINKEDIN

Escrevo regularmente artigos no LinkedIn sobre Educação e Aprendizagem.

Acesse no LinkedIn

Ideias soltas
MEDIUM

De tudo um pouco do que se passa pela cabeça no cotidiano estranho e histórico do nosso tempo.

Acesse no Medium

ARTIGO - LIVRO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Como aproveitar as skills do professional digital para acelerar o amadurecimento de professores que iniciam agora na carreira?
Confira o artigo no capítulo 42 - página 500 (pdf)